quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Escola e Currículo




                                                                ESCOLA E CURRÍCULO







        




Na realidade, o debate sobre a cultura a ser distribuída nos sistemas educacionais tem adquirido uma grande relevância política na medida em que  se estabelece como legitimo a ser transmitido , ensinado e aprendido nas escolas, encontra-se no centro de uma política cultural de formação das novas gerações para a vida social. É por meio dos conteúdos culturais que as instituições educativas realizam suas finalidades; por isso, nas ultimas décadas do século XX, os projetos de mudança social estiveram associados, quase sempre, ás reformas educacionais e a projetos de inovações curriculares.

Constituindo-se na forma institucionalizada de seleção e transmissão dos elementos da cultura de uma sociedade, a questão do currículo vincula-se diretamente á qualidade do ensino. Por tudo isso, é fundamental uma reflexão sistemática sobre o currículo na formação de professores.  
  
     A educação é uma pratica que possibilita a humanização dos seres humanos em determina a cultura,é permanência e transformação em um processo interativo,é no espaço escolar, de modo particular, que se da o processo de aprendizagem formal do individuo. A instituição escolar é uma criação humana e, ao longo de sua trajetória tomou diferentes feições e características e apresenta especificidades quanto a sua finalidade e organização ás relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no processo educativo,pois é determinada pela concepção de ser humano, sociedade e educação dos envolvidos no processo.
                         
    Vivemos em uma sociedade marcada por diversas contradições sociais,um numero expressivo de pessoas vive abaixo da linha da miséria o desemprego e a corrupção fazem parte do nosso cotidiano. Na visão de Wihby Favaro e Lima ( 2007 ) , entre os problemas sociais mais graves vividos hoje, estão a perda da capacidade de luta social e a ausência de reflexões sobre o mundo em que vivemos.diante disso os envolvidos no processo educativo podem realizar um trabalho pedagógico pautado na verdadeira função social da escola, a formação da consciência humana por meio do acesso aos conhecimentos elaborados pelos homens no espaço escolar, há diferentes profissionais que contribuem para a organização das atividades escolares,ou seja, para a organização dos meios de trabalho escolar em função de sua especificidade e dos objetivos educacionais, propiciando as melhores condições possíveis para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno. são esses profissionais que irão pensar em ações que propiciem o encaminhamento efetivo e coerente do PPP.
                      
       É com base nessa ideia inicial que podemos pensar sobre organização escolar como um espaço privilegiado de apropriação sistemática dos conhecimentos elaborados pelos homens. é necessário
então,uma sistematização desse recurso,pois na escola não se ensina e se aprende ao bel prazer, de qualquer forma,ou qualquer conteúdo .Ensina-se sim,os saberes tidos como relevantes á humanidade o que implica, então , uma reflexão permanente e efetiva sobre o currículo e a sua importância no espaço escolar.
                 

         O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explícita ou tática,uma resposta ás perguntas:o que ensinar,como e porquê? Falar em currículo pressupõe pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos. De acordo com Contreras, as concepções curriculares variam em função dos distintos valores educativos que lhes dão vida.Deve-se pensar também, que na medida em que o currículo diz respeito ás decisões educativas para a escola, acha-se mediado por problemas institucionais e, por conseguinte, reflete sempre as circunstâncias históricas e sociais sob as quais foi pensado..Da mesma maneira,pelo fato de referir-se a problemas escolares, não se pode realizar abstrações sobre o seu funcionamento real nas classes.significa dizer que um currículo não nasce somente para ser formulado nem é nunca só um problema acadêmico ou "teórico".Nasce para ser realizado, de um modo ou de outro.

           
         O currículo apresenta a caminhada que o sujeito ira fazer ao longo de sua vida escolar,tanto em relação aos conteúdos apropriados quanto ás atividades sob a sistematização da escola. Neste sentido, Sacristán e Gornez (1998 p.125 ) afirma que “escolaridade é percurso para os alunos/as, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade.
O currículo é um importante elemento dentro do contexto escolar, é um dos documentos que orientam o trabalho do professor por isso deve ser elaborado coletivamente pelos membros da escola e estar de acordo com a realidade da escola e dos alunos, de modo que propicie a diversidade de conteúdos, inclusão de alunos com necessidades especiais e atividades desenvolvidas extraclasse.
Não deve conter apenas os conteúdos a serem trabalhados, mas procurar promover a interdisciplinaridade e incluir ações que visem o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos estudantes, para que torne a relação teoria e prática mais eficiente e aumente a qualidade da educação oferecida.







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